Com atividades multimídia e informação, os alunos aprendem como preservar o meio ambiente.
Para estimular as crianças da rede municipal de ensino de Londrina a buscarem mais informações sobre o meio socioambiental, de forma a completar e auxiliar o processo educativo, nesta semana o projeto Biblioteca Móvel Ambiental vai a quatro unidades escolares diferentes.
A intenção é promover o acesso à leitura e ao conhecimento de forma lúdica e leve, por isso, o ônibus colorido traz recursos educativos impressos, audiovisuais, teatro de fantoches, histórias e músicas, como fonte de informação.
Na segunda-feira (11) Adriana Rodrigues Barra Rosa Ferreira, professora da Secretaria Municipal de Educação (SME), que participa do projeto junto à Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA), conversou com alunos da Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas durante o período da tarde.
Os estudantes também puderam consultar todos os materiais disponíveis no ônibus do projeto, como os livros, gibis, jogos, revistas e vídeos com diversos temas ambientais, além de DVDs e CDs com temas ambientais.
Ontem (12) foi a vez da Escola Municipal Leonor Maestri de Held. Duas turmas de primeiro e segundo ano desfrutaram das atividades do projeto.
Hoje (13) e amanhã (14), turmas do primeiro ano da Escola Municipal Mari Carrera Bueno terão acesso à Biblioteca Móvel Ambiental. Encerrando a semana, na sexta-feira (15), alunos do quinto ano da Escola Municipal Professor Hélvio Esteves podem consultar, ler e assistir às produções trazidas pela Biblioteca Móvel.
Outras escolas municipais que queiram receber o projeto de consciência ambiental podem agendar um horário pelo e-mail educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou ligando para (43) 3372 4769. A ação é realizada pela Gerência de Educação Ambiental da SEMA.
Outras atividades
Além dessas atividades, a SEMA também está realizando palestras. Na segunda-feira (11), alunos do Colégio Estadual Capitão Euzebio Barbosa de Menezes ouviram sobre Aquecimento Global.
Nesta quarta-feira (13), os estudantes da Escola Objetivo Maranata visitam o Parque Municipal Arthur Thomas, por meio do projeto Descobrindo o Parque. Eles farão uma trilha enquanto recebem informações sobre o relevo, formação e constituição de vales, bacias hidrográficas, formação dos solos, poluição, fauna regional e local, flora local e condições climáticas da região, além de um histórico sobre o parque e a importância da preservação de patrimônios públicos. O objetivo da atividade é despertar na comunidade a consciência da importância da preservação de recursos naturais e do meio ambiente como um todo.
No próximo sábado (16) é comemorado o Dia Nacional de Conscientização Sobre as Mudanças Climáticas e no dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.
Com informações do N.com
Foto: Massa News
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930