A partir desta segunda-feira (5), entre 9h e 16h, os consumidores que contraíram dívidas com as instituições financeiras há mais de três meses terão a oportunidade de quitá-las. Isso porque, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD) fará um mutirão de renegociação de dívidas, que encerrará na próxima sexta-feira (9).
Os interessados poderão renegociar qualquer débito feito com as instituições financeiras, como empréstimos bancários, consignados ou dívidas de cartão de crédito. Ao todo, nesta edição, vão participar 88 instituições, entre bancos e financeiras.
Com isso, o coordenador do PROCON-LD, Gustavo Richa, acredita que a iniciativa atrairá aqueles que desejam colocar as contas em dia e, assim, limpar seu nome. “É uma oportunidade para o cidadão conseguir descontos maiores nos juros e nas multas das dívidas que foram contraídas há três meses ou mais. Dependendo do tempo decorrido até o momento, o desconto pode chegar até 90% do valor devido”, explicou.
Como participar
Para participar do mutirão basta ir pessoalmente até a sede do PROCON-LD, de segunda a sexta-feira (5 a 9 de agosto), das 9h às 16h, na Rua Mato Grosso, 299.
Também é possível participar pela internet, sem sair de casa. Para isso, é preciso acessar o site https://www.consumidor.gov.br e preencher os dados. Nessa página, o consumidor deve digitar o nome do banco ou financeira para o qual está devendo e selecioná-lo na lista que aparecerá. Caso o nome não apareça, isso significará que a instituição não participa do mutirão.
Na sequência, o consumidor será direcionado para a página “Perfil do Fornecedor”, onde registrará a reclamação e preencherá os dados sobre seu débito, como data, valor das parcelas cobradas e quanto conseguiria pagar. Por fim, o cidadão fará um cadastro que enviará seu pedido de renegociação.
Os bancos terão o prazo de 10 dias para entrar em contato direto com os consumidores, para fornecer uma proposta ou justificar a impossibilidade de renegociação. Em caso de dúvidas, o cidadão pode telefonar para 151 ou (43) 3345-0396 ou mesmo entrar em contato por e-mail no procon@londrina.pr.gov.br ou pela página no Facebook https://www.facebook.com/ProconLd/.
Sobre a plataforma
O site www.consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito, criado para permitir comunicação direta entre consumidores e empresas, a fim de facilitar a resolução alternativa de conflitos de consumo. Por isso, as instituições cadastradas se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
O preenchimento do pedido pelo site não constitui um procedimento administrativo, nem se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor. Por isso, se necessário, o cidadão poderá realizar atendimento também pelos canais tradicionais, como Procons Estaduais e Municipais, Defensorias Públicas, Ministério Público e Juizados Especiais Cíveis.
Fonte: N.com
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