O Portal do Norte do Paraná
Região

Procon de Rolândia orienta os consumidores sobre compras na Black Friday

Nesta sexta-feira (29), o comércio em geral promoverá um dia com preços de produtos e serviços diferenciados na chamada “Black Friday.” O evento reúne lojas físicas e virtuais com descontos em produtos. Com todo o apelo comercial em volta da data, o Procon Rolândia orienta aos consumidores que pesquisem antes de comprar.

O objetivo das dicas é evitar que as pessoas façam um mau negócio ou sejam enganadas e lesadas por descontos falsos. Caso a compra seja feita pela internet, o Procon orienta o consumidor a utilizar os buscadores de preços e também a pesquisar em vários sites e até mesmo em lojas físicas.

Confira outras dicas:

  • Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
  • Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
  • O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
  • Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
  • Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
  • Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
  • De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

O consumidor que tiver problemas pode procurar o Procon Rolândia, que fica no prédio do Banco do Brasil, na Avenida dos Expedicionários, 3º andar. O Procon atende ao público de segunda a quinta-feira, com distribuição de senhas das 9h às 11h e das 13h às 16. Às sextas, o atendimento é somente para os processos agendados. O telefone para contato é o 3906-1028 ou 3906-1009.

O Procon de Rolândia é vinculado à Procuradoria Jurídica do Município e realiza, em média, 400 atendimentos por mês.

Com informações da Assessoria

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Capotamento na PR-090 deixa três pessoas feridas em Alvorada do Sul

Cobra News (User)

Londrina:Protesto é marcado para dia de júri de tentativa de feminicídio

Audiência Pública sobre renovação do contrato da Sanepar acontece nesta quinta-feira em Rolândia

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais