Nesta sexta-feira (29), o comércio em geral promoverá um dia com preços de produtos e serviços diferenciados na chamada “Black Friday.” O evento reúne lojas físicas e virtuais com descontos em produtos. Com todo o apelo comercial em volta da data, o Procon Rolândia orienta aos consumidores que pesquisem antes de comprar.
O objetivo das dicas é evitar que as pessoas façam um mau negócio ou sejam enganadas e lesadas por descontos falsos. Caso a compra seja feita pela internet, o Procon orienta o consumidor a utilizar os buscadores de preços e também a pesquisar em vários sites e até mesmo em lojas físicas.
Confira outras dicas:
- Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
- Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
- O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
- Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
- Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
- Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
- De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).
O consumidor que tiver problemas pode procurar o Procon Rolândia, que fica no prédio do Banco do Brasil, na Avenida dos Expedicionários, 3º andar. O Procon atende ao público de segunda a quinta-feira, com distribuição de senhas das 9h às 11h e das 13h às 16. Às sextas, o atendimento é somente para os processos agendados. O telefone para contato é o 3906-1028 ou 3906-1009.
O Procon de Rolândia é vinculado à Procuradoria Jurídica do Município e realiza, em média, 400 atendimentos por mês.
Com informações da Assessoria
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930