A inclusão do aeroporto governador José Richa de Londrina no edital de licitações dos terminais divulgado pelo Governo Federal não deve interferir no projeto de modernização. Segundo o edital publicado pelo Ministério da Infraestrutura, estão liberados estudos técnicos para a concessão de 22 aeroportos em todo o País, incluindo o de Londrina.
No bloco Sul estão os aeroportos de Londrina, de Curitiba, Foz do Iguaçu e Bacacheri (PR) Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS). Atualmente, o terminal de Londrina pertence à Infraero, que tem um acordo com o município para a instalação do ILS.
Embora as ampliações e a instalação do aparelho tenham sido anunciadas há mais de oito anos, ainda precisam ser finalizadas oito desapropriações na face norte e o desvio da avenida Salgado Filho por dentro da Carambeí.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Atacy de Melo Junior, o projeto de modernização do aeroporto foi pago pelo Governo Federal. A administração de uma empresa privada deve manter a previsão de ampliação.
Atacy de Melo explicou que ainda faltam oito desapropriações do total de 107 lotes porque os donos dos imóveis recorreram à Justiça.
Informações e foto: Portal Paiquerê
Essa e outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930