Presos da cadeia de Cambé, no norte do Paraná, fizeram uma armadilha para dar choque em agentes e policiais que tentassem procurar celulares escondidos no local. De acordo com a Polícia Civil, 14 celulares foram encontrados na terça-feira (4) atrás de uma chapa de ferro ligada a um fio elétrico em um corredor da cadeia.
A cadeia passou por uma vistoria e uma recontagem de presos após dois detentos fugirem do local por um túnel. A fuga aconteceu na madrugada de segunda-feira (3).
Uma semana antes, em 28 de janeiro, os presos divulgaram um vídeo no Youtube em que reclamavam da superlotação da cadeia e mostravam um buraco em uma das celas.
Segundo o delegado Roberto Fernandes de Lima, agentes do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) levaram choque quando foram vistoriar o local.
“Soldamos essa chapa quando eles tentaram uma fuga serrando uma janela. Eles aproveitaram e esconderam celulares atrás dessa placa, e ainda fizeram uma ligação clandestina com fios elétricos”, disse.
Os agentes não ficaram feridos, segundo a polícia.
O delegado afirmou que vai pedir autorização da Justiça para acessar os celulares e investigar os proprietários dos aparelhos.
Superlotação
De acordo com Lima, o esconderijo ficava em um corredor que dá acesso a uma das celas. “Os presos têm acesso a este local porque a cadeia está superlotada. Eles dormem neste corredor”, afirmou.
Segundo o delegado, após a fuga, a cadeia ficou com 157 presos, mas o local foi projetado para abrigar 36 pessoas. De acordo com a polícia, 123 detentos já foram condenados e deveriam ter sido transferidos para uma penitenciária.
Os dois presos que fugiram da cadeia não foram recuperados. O buraco por onde eles fugiram foi concretado e fechado nesta terça-feira.
Via:G1 PR
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930