O Portal do Norte do Paraná
Região

Presidente da ACIL fala sobre dificuldades para a indústria e comércio londrinenses com a pandemia do coronavírus

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Londrina (ACIL), Fernando Moraes, em entrevista à rede de rádios, falou sobre o Decreto Municipal que determinou o fechamento da indústria e suspensão de obras particulares e públicas em Londrina. O decreto assinado pelo prefeito Marcelo Belinati permite que apenas empresas que produzem bens de consumo e produtos hospitalares continuem ativas.

Moraes afirma que a situação será complicada em Londrina. “O grande problema que eu vejo é que o país ficou na mão dos prefeitos. Está uma confusão muito grande no país”. O presidente da ACIL acredita que os governos federal e estadual poderiam ter editado decretos com determinações para todos os municípios. Ele também afirma que há uma preocupação em relação a produtos que possam faltar.

Segundo o presidente da Associação, ainda não há um levantamento sobre os impactos e eventuais prejuízos que o fechamento do comércio e indústria e a suspensão da ExpoLondrina terão sobre a economia londrinense. “A gente sabe que está fazendo todo esse esforço para conter esse vírus, mas a economia no final de tudo vai sair muito prejudicada. A gente vai ter muita dificuldade. Nós estavámos retomando, faz cinco anos que a gente vem em uma crise muito grande e o país estava conseguindo começar a crescer”, afirma Moraes.

Como diretor comercial da rede de lojas Móveis Brasília, Moraes também comenta que as empresas vêm buscando caminhos para contornar a crise, respeitando os direitos trabalhistas. Segundo ele, a Medida Provisória (MP 927), do Governo Federal, com mudanças trabalhistas para o período de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus deve ajudar o setor em um período curto, mas novas dificuldades vão surgir se a crise se prolongar.

Moraes também relata que, para amenizar os impactos do fechamento temporário aos pequenos comerciantes, a ACIL está negociando com cooperativas de crédito para lançar uma linha de crédito com juros baixos voltada a esses empresários. Segundo ele, a Fomento Paraná trabalha no mesmo sentido, a favor dos micro e pequenos empresários.

Ouça a entrevista completa ao apresentador Cobra Repórter:

 

Tocador de áudio

 

Texto: Daiane Valentin

Foto: Fernando Cremonez/ACIL

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Colisão envolvendo moto e carro é registrada em Londrina

Idoso de 76 anos morre em incêndio em Londrina

UBS de Cambé fecha para desinfecção após quatro casos de Covid-19 em servidores

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais