O Portal do Norte do Paraná
Região

Prefeitura de Londrina realiza Dia D de combate à Dengue na Warta

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza mais um Dia D de Combate à Dengue, nesta sexta-feira (14), às 9h, e sábado (15), às 8h30, no distrito da Warta, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS). O objetivo é recolher materiais que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças.

Logo pela manhã, na sexta-feira (14), os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) distribuirão sacos verdes para a população separar e descartar corretamente materiais que possam acumular água e servir de criadouros. No mesmo dia, inicia-se a coleta e remoção de resíduos por meio dos caminhões da CMTU nas ruas do distrito.

Foto: Emerson Dias / arquivo NCom

Além disso, durante o trabalho de sexta-feira (14), os agentes percorrerão as ruas do distrito realizando visitas domiciliares, identificando e eliminando possíveis focos do mosquito. As equipes especializadas realizarão a pulverização espacial de inseticidas (UBV costal) em áreas com alta incidência de casos notificados e confirmação de transmissão.

No sábado (15), a partir das 8h30, o trabalho se repetirá nos domicílios que estiverem fechados na sexta. Os caminhões da CMTU também passarão no sábado. Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, o Dia D foi organizado na Warta devido ao aumento na incidência de casos notificados de dengue nas últimas semanas, acompanhado por um crescimento nos casos positivos, incluindo a confirmação de um caso de dengue tipo 3 (DENV-3) na região.

De acordo com Ribas, durante as atividades de rotina realizadas pelos agentes de combate às endemias, foram identificados vários imóveis com criadouros do mosquito Aedes aegypti, o que representa um fator de risco significativo para a transmissão da doença. “Diante desse cenário, avaliou-se a necessidade de uma intervenção emergencial envolvendo a comunidade local, com o objetivo de eliminar focos do vetor e reduzir a disseminação da doença”, explicou.

O gerente de Vigilância Ambiental destacou, ainda, que o Dia D na Warta foi planejado para mobilizar a população em ações de eliminação de criadouros, limpeza de quintais e descarte adequado de materiais que possam acumular água, além de reforçar as orientações sobre prevenção e controle da dengue. “A dengue é uma doença séria, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. A melhor forma de combatê-la é eliminar os criadouros do mosquito e se proteger da picada. Uma informação importante é que o mosquito da dengue prefere viver perto das pessoas, dentro ou ao redor de nossas casas. Por isso, os cuidados devem ser redobrados em nossos próprios domicílios e locais de trabalho”, disse.

“Londrina sem dengue – sua ação salva vidas” – Este é o segundo Dia D de Combate à Dengue realizado em 2025. O primeiro aconteceu na região dos bairros Panissa e Maracanã, região oeste, no dia 6 de fevereiro. O Dia D faz parte da campanha “Londrina sem dengue – sua ação salva vidas” que está em curso em Londrina, por meio da Secretaria de Saúde do Município.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Informações da assessoria de imprensa

Postagens relacionadas

Eventos no Museu Municipal celebram os 76 anos de Rolândia nesta terça-feira

Londrina: Carro fica pendurado às margens do Lago Igapó após motorista perder controle do veículo

Cobra News (User)

Chuvas de domingo causam estragos e deixam pessoas desabrigadas em Cambé

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais