Nesta terça-feira (23), o prefeito Marcelo Belinati anunciou um repasse no valor de R$ 1.470.000,00 para o Hospital Universitário (HU) de Londrina. Liberado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o recurso é referente a uma antecipação de pagamento de dívida que a prefeitura tem com o HU e já está disponível para o hospital. Uma das possibilidades seria aplicá-lo para suprir o prejuízo que a instituição teve, estimado em R$ 1 milhão, por conta dos equipamentos de endoscopia que foram furtados por uma quadrilha na semana passada.
No dia 17 de julho, foram levados do prédio do HU oito aparelhos de endoscopia, e também 18 válvulas, que acabaram sendo recuperadas. Os quatro suspeitos do crime foram detidos pela Polícia Civil, na cidade de Ubiratã, na região centro-oeste do Paraná, sendo três colombianos e uma brasileira. Eles continuam presos preventivamente em Londrina.
De acordo com o prefeito, o repasse pode ajudar o HU, neste momento emergencial, a repor parte dos equipamentos que são de grande importância no atendimento em saúde prestado à população de Londrina e região. “Esse episódio foi muito lamentável e repudiante, praticado por ladrões que não respeitam nem mesmo um hospital que cuida da vida das pessoas. O Hospital Universitário é uma das instituições mais importantes do norte do Paraná e, mesmo pertencendo ao governo estadual, é um grande parceiro do Município de Londrina. Por isso, conversei com o secretário de Saúde e viabilizamos a liberação desse valor”, disse.
Informações: N.com
Foto: Divulgação/HU
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930