O prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto, assinou nesta quinta-feira (19) um novo decreto com medidas de enfrentamento ao coronavírus. Em entrevista coletiva concedida ontem (18) em seu gabinete, o prefeito afirmou que foram determinadas medidas mais restritivas quanto à circulação de pessoas para impedir a disseminação do vírus no município. Ele ressaltou que não se trata de apenas uma recomendação, mas que é uma determinação da administração pública.
De acordo com o decreto, os estabelecimentos em geral devem disponibilizar álcool em gel para a população, além de toalha descartável para secar as mãos depois de serem lavadas.
Transporte público
As empresas de transporte público devem fornecer o álcool em gel para motoristas, cobradores e passageiros e orientar sobre sua utilização.
Eventos e igrejas
Estão proibidos eventos de qualquer natureza em praças e espaços públicos. Nas igrejas, estão proibidas as missas e cultos. As instituições religiosas podem receber pessoas, mas não em grupos e os locais devem ser mantidos ventilados e devidamente higienizados.
Comércio
O comércio de rua em geral – lojas, bares, restaurantes, padarias, açougues, academias, entre outros – terão restrição no horário de funcionamento. A partir desta sexta-feira (20) passam a funcionar das 12h às 16h. A recomendação da prefeitura é que os comerciantes se organizem de modo que haja uma distância mínima entre as pessoas dentro do estabelecimento, que também deverão disponibilizar lenços descartáveis e álcool em gel.
Os supermercados irão funcionar normalmente. Bancos, lotéricas e farmácias vão funcionar em horário normal, mas deverão adotar medidas para evitar aglomerações.
Aos edifícios comerciais que prestam serviços, como escritórios de contabilidade e advocacias, por exemplo, recomenda-se que realizem preferencialmente home office. Os locais devem fechar o atendimento ao público e se houver funcionários trabalhando internamente o ambiente deve ser bem ventilado, com toda a higienização recomendada.
A orientação para as indústrias é que continuem com as atividades, mas que se atenham às orientações de higienização, principalmente para não haver aglomeração nos refeitórios.
Prefeitura
A prefeitura e todas as secretarias, com exceção da Saúde, serão fechadas para atendimento ao público a partir de segunda-feira (23). Nesta quinta (19) e sexta (20), não há atendimento nos órgãos públicos por conta do feriado e ponto facultativo. A partir da próxima semana, os cidadãos terão acesso apenas aos serviços eletrônicos. Algumas secretarias continuarão com o trabalho interno, mas com o mínimo de servidores.
Saúde
A partir de segunda-feira (23), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também terão atendimento restrito. Gestantes e crianças serão atendidos apenas no Centro de Especialidades. Os casos de dengue serão prestados nas UBSs da Vila Oliveira e do Jardim Santiago.
Os pacientes com suspeita de coronavírus (Covid-19) serão atendidos na UBS central e na UBS do Parigot de Souza.
As demais unidades de saúde, incluindo as dos distritos de São Martinho e Bartira, funcionarão com horários diminuídos, que ainda serão informados pela Secretaria de Saúde.
Casos de urgência e emergência serão atendidos no Pronto Atendimento (PA) da Vila Oliveira e no Hospital São Rafael.
Asilos e casas de saúde
Estão proibidas as visitas a estes locais de qualquer familiar pelos próximos 60 dias.
Pessoas que tiverem sintomas graves como febre, tosse e falta de ar devem entrar em contato com a Central de Monitoramento de Casos Suspeitos de Coronavírus pelos números 3906 1125, 3906 1121, 3906 1145 e 3906 1134, para receber orientações e encaminhamentos para o atendimento médico.
O decreto entra em vigor a partir da publicação e vale por tempo indeterminado, podendo ser revisto a qualquer momento.
Confira o texto, na íntegra:
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930