O preço dos combustíveis devem aumentar em todo o Brasil – inclusive no Paraná – depois da implementação da Medida Provisório (MP) 1227/24, que limita a compensação de créditos de Pis/Cofins por causa da desoneração de setores da economia. A entrada em vigor da medida, inclusive, deve gerar um impacto de R$ 10 bilhões no setor, informou o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBS).
No caso paranaense, o PARANAPETRO (Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná) divulgou nesta segunda-feira (10 de junho) uma nota esclarecendo que “as distribuidoras de combustíveis informaram que a entrada em vigor da MP 1227/24 terá reflexo de elevação nos preços e as altas serão repassadas aos postos”.
A dimensão das elevações, informa ainda o PARANAPETRO, ainda não foi divulgada pelas distribuidoras. A pesquisa do IBS, no entanto, aponta que a gasolina deve aumentar de 20 a 46 centavos – uma variação de 4% a 7%. Já o diesel deve aumentar de 10 a 23 centavos – variação de 1% a 4%.
Preço da gasolina e do etanol acumulam alta no ano
Segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), nos cinco primeiros meses de 2024 o preço do etanol hidratado, da gasolina comum e da gasolina aditivada tiveram alta no Paraná. Por outro lado, o GLP (gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha), o GNV (gás natural veicular), o óleo diesel e o óleo diesel S10 ficaram mais baratos.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1