O Paraná deve alcançar nas próximas semanas uma importante marca na vacinação contra a Covid-19. Após ver o número de imunizados (pessoas que tomaram a dose única ou as duas doses da vacina) superar os 9 milhões na última semana, agora o estado caminha para ver a cobertura vacinal superar a marca de 80%, o que significaria que oito em cada dez paranaenses estariam protegidos contra a doença.
Segundo informações da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR), até ontem 9.112.408 pessoas haviam completado o ciclo vacinal, sendo que a população do estado, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), soma 11.597.484 pessoas. Isso significa que 78,57% dos paranaenses já estão imunizados contra a Covid-19, aguardando (ou até já tendo tomado) as doses adicionais ou de reforço.
Agora, a expectativa é sobre quando o Paraná alcançará a marca de 80% da população vacinada com as duas doses ou a dose única do imunizante. Considerando a evolução da cobertura vacinal nas últimas semanas, isso deve acontecer nos próximos dias, no mais tardar na próxima semana: 692.207 pessoas no estado já tomaram a primeira dose e aguardam para completar o ciclo vacinal em breve.
Tal marca seria importante por representar que a população paranaense estaria alcançando a chamada imunidade de grupo. Embora seja difícil precisar quanto que é preciso vacinar da população para termos essa imunidade, segundo os cientistas e os cálculos realizados pelos epidemiologistas, estima-se que seria entre 60 e 80% da população, justamente.
Importante ressaltar, entretanto, que as pessoas devem seguir atentas ao cronograma vacinal, mesmo aquelas que já completaram o ciclo vacinal. É que, assim como acontece com a vacina contra a gripe, é necessário, de tempos em tempos, reforçar a imunização, tomando uma nova dose da vacina. Até o momento, 4.581.115 paranaenses já tomaram doses adicionais ou de reforço, o equivalente a 39,5% da população.
Com informações:Bem Paraná
SINTONIZE COBRA FM 107.1