O candidato a prefeito de Londrina Tiago Amaral (PSB) e a coligação “Londrina Forte de Novo” terão que retirar de veiculação uma propaganda eleitoral em que cita os concorrentes Boca Aberta (PROS) e Marcelo Belinati (PP).
A decisão do juiz Luiz Valerio dos Santos, da 146º Zona Eleitoral de Londrina, foi proferida no dia 31 de outubro e atende a pedido da defesa de Boca Aberta. O candidato também solicitou o direito de resposta nas emissoras de rádio e TV, que não foi concedido pela Justiça Eleitoral.
Na propaganda em questão, Tiago Amaral aparece no vídeo fazendo a seguinte afirmação: “Muita gente dizia que ia votar no Belinati por medo. Medo de que o Boca Aberta pudesse ganhar. Mas a Justiça Eleitoral já decidiu, ele não pode disputar a eleição”.
O candidato Boca Aberta ainda pode recorrer da decisão judicial que indeferiu sua candidatura e, enquanto isso, segue fazendo sua campanha eleitoral. Para a Justiça Eleitoral, Tiago Amaral veiculou informação falsa, o que constitui propaganda irregular.
Segundo a decisão do juiz da Zona Eleitoral de Londrina,
“Verifica-se, assim, que, ao divulgar informação falsa, com o claro intento de confundir o eleitor sobre a situação do requerente como candidato a Prefeito, o representante realiza propaganda eleitoral irregular.
Logo, ao menos, em juízo de cognição sumária, de acordo com os documentos que instruem a petição inicial, é inegável que a conduta em que incorreu o representado configura ato de propaganda eleitoral irregular.”
Veja a decisão completa da Justiça Eleitoral: decisao-justica-tiago-amaral.
Daiane Valentin
Foto: Reprodução/Facebook
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930