Uma situação ocorrida no último sábado (28) revoltou os moradores do Jardim Santiago, em Rolândia. Um homem esfaqueou um cachorro nos arredores da Unidade Básica de Saúde do bairro. Uma das moradoras, que ajudou a socorrer o animal, relatou à nossa equipe que ele era dócil e não atacava ninguém. Um homem não identificado foi visto cometendo o crime.
O cachorro, de porte pequeno, era de uma residência localizada nos arredores do posto. O animal foi levado para o veterinário, que tentou salvá-lo, mas ele teve o baço perfurado e as costelas quebradas pelas facadas e acabou não resistindo.
Os moradores alertam para que os tutores não deixem seus animais soltos na rua, porque não se sabe qual a motivação do agressor e onde ele reside. A população está revoltada e teme que outras situações semelhantes aconteçam.
Maltratar animais é crime. O Código Penal Brasileiro prevê pena de 1 a 4 anos de detenção, além de multa.
Direitos dos animais
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) promulgou, em 27 de janeiro de 1978, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que prevê que “todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência”.
Além do respeito aos animais, o documento estabelece, ainda, que:
– O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.
– Cada animal tem direito à consideração, à cura e à proteção do homem.
– Nenhum animal será submetido a maus tratos e a atos cruéis.
Veja a Declaração dos Direitos dos Animais, na íntegra, aqui.
Foto ilustrativa
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930