Lançamento será na próxima sexta-feira (22), às 15h30 no Parque Ney Braga em Londrina; o aplicativo já está disponível para download.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) vai lançar o Aplicativo 190 em uma solenidade na tarde da próxima sexta-feira (22), em Londrina. Estarão presentes o governador Ratinho Junior, o coronel Péricles de Matos, comandante-geral da PMPR, e o coronel Luiz Roberto Costa, do 2º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).
O evento terá ainda a entrega de viaturas, etilômetros e coletes balísticos e está marcada para as 15h30, no recinto Milton Alcover, no parque de exposições Ney Braga.
Como usar
O APP está disponível no Google Play e na Apple Store. Após baixá-lo, o usuário deverá efetuar o cadastro ou criar uma conta no governo digital.
Na tela inicial, é possível escolher entre atendimento para pessoa COM necessidades especiais (tradução em libras) e SEM necessidades especiais.
Ainda na HOME há as seguintes opções: menu principal (canto esquerdo superior); chat para conversar direto com a PM (canto superior direito); além de quatro opções de aberturas de ocorrências – barulho (perturbação de sossego), violência doméstica (lesão corporal ou ameaça), trânsito (acidente ou infrações) e outros (qualquer outro tipo de ocorrência que não seja os três primeiros, como roubo/furto, pessoas suspeitas, etc).
Após selecionar o tipo de ocorrência, o usuário deve seguir os passos relativos à abertura de cada uma, respondendo as perguntas e inserindo os dados necessários com detalhes do caso, até que a ocorrência seja salva, para ter certeza de que a solicitação gerou o chamado da PMPR.
Dependendo do fluxo que a solicitação seguir, é possível inserir até duas fotos e um vídeo na abertura da ocorrência. Após aberta, será salva com o seu número de protocolo e o usuário poderá acompanhar o atendimento conforme descrito na tela “minhas ocorrências – andamento“, até que seja finalizada.
Tela MENU
Estão disponíveis telefones de emergência (demais órgãos públicos), minhas ocorrências (controle dos acionamentos – ocorrências em atendimento e encerradas), dúvidas (encaminhamento ao fale conosco da PMPR) e sobre o APP (informações do sistema).
Telefones de emergência
Apresenta os telefones de emergência dos demais órgãos públicos, bem como as suas áreas de competência e atuação. Ao clicar em um número, o APP fará ligação para o serviço emergencial selecionado. É preciso habilitar essa função no telefone.
Minhas ocorrências
É possível acompanhar as suas ocorrências que estão em atendimento (em andamento) e também terá acesso às que foram finalizadas. Para cada ocorrência que estiver em atendimento, o usuário poderá acompanhar em tempo real as providências quanto à sua solicitação, podendo interagir com a PM por meio do chat.
Nas ocorrências finalizadas, o usuário terá acesso às providências que foram tomadas bem como ao número do documento oficial lavrado. Nestas ocorrências, o usuário poderá realizar a avaliação do atendimento (tempo de atendimento, APP, equipe da viatura – quando for o caso – e resolução do problema) e incluir um comentário, se desejar.
Chat
Por meio dele, é possível conversar, por meio do chat, com a Polícia Militar, repassando e recebendo informações acerca das ocorrências que estão em atendimento (em andamento). Para cada ocorrência, haverá um chat disponível.
Dúvidas
O atendimento será redirecionado para o site da PMPR, campo “Fale conosco“, em que é possível dar sugestões, registrar reclamações ou pedir orientações sobre todas as ações de competência da PMPR.
Sobre o app
Aqui, informações sobre qual é a versão do app que tem instalado em seu celular, bem como quem detém os direitos autorais dos sistemas integrados a esta funcionalidade.
Fonte: Bonde News
Fotos: Reprodução/Google Play
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930