As investigações da Polícia Civil sobre os veículos apreendidos na construção do viaduto da avenida Dez de Dezembro, no último sábado (27) em Londrina, apontam que a Hejos, construtora responsável pela obra, não tem envolvimento com as irregularidades encontradas nos veículos.
A empreiteira de Maringá venceu a licitação para a obra e informou ontem (29), por meio de nota à Prefeitura de Londrina, que já contratou outra empresa para substituir o maquinário e dar prosseguimento à obra, além de se comprometer em colaborar com as investigações sobre o caso.
Apreensões
Segundo o delegado responsável pelo caso, André Luís Garcia, a escavadeira hidráulica faz parte de máquinas alugadas por uma empresa de fachada de Ortigueira, cidade a 140 quilômetros de Londrina. A Hejos, portanto, foi vítima de estelionato.
“Eles locavam maquinários pesados de outras empresas pelo Brasil, especialmente no estado de São Paulo. Trazia esse maquinário até Ortigueira, no entanto em determinado dia tudo sumiu, maquinário, a sede da empresa e a casa onde eles estavam instalados. Os proprietários começaram a me procurar em Ortigueira, com os contratos de locação”, disse.
Um dos responsáveis pelo crime já foi identificado pela Polícia Civil e está sendo procurado. As investigações não descartam a participação de outras pessoas. A Polícia Militar já recuperou outra máquina em uma propriedade rural de Londrina na semana passada. Radares apontam que dois equipamentos estão no Paraguai, o que dificulta a apreensão. A empresa de fachada teria provocado prejuízos superiores a R$ 3 milhões.
No momento da apreensão da escavadeira no canteiro de obras, na zona leste de Londrina , os policiais identificaram um caminhão em que o número que aparece nos vidros não confere com o que está no chassi e uma caminhonete Mitsubishi, furtada em março na cidade de Arapongas. Ambos foram encaminhados à Central de Flagrantes.
Andamento da construção do viaduto
Após o furto, a intensidade do serviço caiu no cruzamento. Por meio de nota, a Prefeitura de Londrina informou que a “responsabilidade pelos equipamentos utilizados na construção do viaduto da Dez de Dezembro pertence integralmente à empreiteira que venceu a licitação pública para executar as obras”.
Com informações da Paiquerê
Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930