O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) vai requerer “Voto de Louvor” aos policiais militares Clóvis Bordinoski e Pedro Fuzari pela atuação no salvamento de um bebê, de apenas um mês de vida, vítima de engasgo com leite materno em Ibiporã, na terça-feira (10).
De acordo com a Polícia Militar (PM), a mãe, que tem 17 anos, ligou desesperada e disse que o filho Nichollas Gabriel não estava respirando. Os policiais Clóvis Bordinoski e Pedro Fuzari foram até a casa dela e fizeram a manobra de Heimlich até o bebê desengasgar. Eles contam que a criança estava pálida e com os olhos paralisados quando chegaram. O bebê agora segue internado em observação no hospital nesta quarta-feira (11).
Prevenção
O deputado estadual Cobra Repórter apresentou, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei 429/2019 que visa instituir a Política de Estado de Instrução Pública para Prevenção e Combate ao Engasgo.
O objetivo é promover instrução pública sobre prevenção e combate ao engasgo, capacitar estabelecimentos que oferecem ou comercializam alimentos para o consumo imediato a terem pessoas aptas para aplicação da “Manobra de Heimlich” de compressão abdominal, para salvamento nos casos de engasgos e prestação de primeiros socorros nos casos de urgência e emergência.
“Temos que promover campanhas educativas, seminários, congressos e eventos para divulgação de uma política de prevenção de combate ao engasgo. As informações devem chegar às crianças e adolescentes em escolas públicas e privadas e aos servidores públicos”, afirma o deputado estadual Cobra Repórter.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930