250 moradores de Londrina, no norte do Paraná, vão participar de uma pesquisa do Ministério da Saúde para a avaliar a prevalência da infecção por Covid-19. A pesquisa começou neste domingo (21) e segue até terça-feira (23), e os participantes serão escolhidos de forma aleatória.
Até este domingo (21), Londrina tem 1.070 casos confirmados da doença, sendo que 645 são considerados curados e há 62 mortes.
O estudo é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e financiado pelo Ministério da Saúde. A pesquisa será realizada em 133 cidades brasileiras. No Paraná, além de Londrina, serão testados moradores de Curitiba, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Maringá.
Os 250 londrinenses responderão a uma pesquisa e também farão testes rápidos por meio de coleta de sangue na ponta do dedo.
A amostra será analisada pelo aparelho e, 15 minutos, o resultado será divulgado. No tempo de espera, os participantes responderão perguntas sobre sintomas, medidas de proteção e isolamento social.
Caso algum participante da pesquisa teste positivo para Covid-19, os pesquisadores vão informar sobre o caso à Secretaria Municipal de Saúde.
Informações: G1 Paraná
Foto: AEN/Divulgação
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930