Há quase dois meses não chove na região metropolitana de Londrina. A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é que a chuva venha na próxima semana.
Em entrevista a uma emissora de rádio da região na última segunda-feira (26), o meteorologista do Simepar, Samuel Brown, explica que a estiagem é resultado de um bloqueio atmosférico que se instalou sobre a região norte do estado e não quer sair de jeito nenhum.
Ele destaca que o tempo seco é até comum para esta época do ano, mas ainda sim preocupa por trazer prejuízos aos agricultores, que esperam pela chuva para o avanço de suas lavouras e plantações, e também à saúde das pessoas, principalmente para aquelas que costumam sofrer de problemas respiratórios. “A preocupação sempre existe porque o setor norte é um setor agrícola, então acaba afetando a agricultura. Apesar de que é uma situação comum nós termos agora e m julho e agosto menos chuva no norte do estado”.
A estiagem também aumenta o risco de queimadas. Nos últimos dias, várias queimadas foram registradas na região. O meteorologista destaca que, apesar de preocupante, o tempo seco deve se estender pelo resto da semana. A previsão de chuva fica para a próxima terça-feira, quando haverá o avanço de uma frente fria pelo estado. Brown não descarta a possibilidade de a chuva voltar em forma de temporal, o que quase sempre acontece quando a cidade fica muito tempo sem registro de precipitações.
Com informações da Rádio Globo Londrina
Acompanhe outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930