Na manhã desta sexta-feira (23), na Escola Municipal Padre José de Anchieta, em Sarandi , um aluno de sete anos se engasgou com pedaço de carne durante a merenda, porém ações de prevenção realizadas pela Prefeitura de Sarandi em parceria com a Secretaria Municipal de Educação evitaram o pior.
“Esta foi a primeira vez que presenciamos um caso de engasgamento na escola, foi tudo muito rápido e precisamos manter a calma, para ajudar o aluno”, conta a Diretora, Sheila Gonçalves.
A Coordenadora Pedagógica, Gisele Luciana de Jesus, estava em atividade escolar e foi solicitada para dar auxílio ao aluno. “A equipe de apoio da escola já esteva dando amparo ao menino, porém como não houve melhora me chamaram, no primeiro momento não consegui realizar a obstrução, mas devido as instruções de socorro do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) durante a formação pedagógica, lembrei das manobras de salvamento, a única coisa que eu pensava era em salvar a vida do aluno”.
A direção da escola chamou a equipe do SAMU para avaliar a situação. “Foi um atendimento muito emocionante, pois se não fosse a manobra Heimlich para a desobstrução das vias áreas, por mais rápido que tentamos chegar na ocorrência talvez não seria possível reverter o quadro, por isso, ficamos muito orgulhosos com os procedimentos realizados”, relatou o Diretor do SAMU, Pedro Correa.
Informações :Assessoria
Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930