O Paraná deve receber, nesta quinta-feira (18), 200 cilindros de oxigênio do estado do Amazonas, como ajuda para o controle da situação do sistema público de saúde do estado diante da pandemia da Covid-19.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a ajuda com o envio dos equipamentos atende a um pedido, feito pelo governador Ratinho Júnior (PSD), que disse que ligou para o governador do Amazonas e fez a solicitação.
Na manhã desta quinta, equipes trabalhavam na retirada dos cilindros de unidades de estoque e produção amazonenses. Depois, segundo o governo paranaense, os equipamentos serão reabastecidos com oxigênio e enviados ao Paraná, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Sesa informou que ainda estuda para quais municípios os cilindros recebidos serão encaminhados.
O estado do Amazonas enfrentou recentemente uma grave crise de saúde envolvendo o fornecimento de oxigênio aos hospitais e unidades de atendimento em saúde para pacientes com casos graves de coronavírus.
Em ajuda ao estado, o Paraná recebeu e ofereceu atendimento a pacientes amazonenses. Os pacientes recuperados da doença, voltaram ao Amazonas.