O boletim semanal divulgado ontem (7) pela Secretaria de Estado da Saúde confirma mais duas mortes causadas pela dengue. Uma em Cascavel, um homem de 84 anos, e outra em Maringá, uma mulher de 58 anos. Os dois contraíram a doença na cidade onde moravam. Desde o início deste ano, o Paraná já registrou 10 casos de morte por dengue, sendo 5 em Londrina, 3 em Cascavel e 2 em Maringá.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o agravamento da doença no Paraná é muito preocupante porque ainda não chegou o fim do ciclo da doença. De acordo com o secretário, é preciso o engajamento da população, que pode ajudar cuidando do ambiente em que vive.
Em parceria com os municípios, a Secretaria intensificou os trabalhos de prevenção à dengue percorrendo todas as Regionais de Saúde para capacitação de médicos, enfermeiros e equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção à Saúde. O objetivo é rever o fluxo da doença para que o atendimento e o diagnóstico aconteçam rapidamente.
Nas capacitações, feitas por médicos especialistas do Setor de Doenças Transmitidas por Vetores da secretaria, também são repassadas informações sobre manejo clínico da doença, identificação de criadouros de mosquito transmissor e outras medidas preventivas. Nesta ação, já foram capacitados cerca de 2 mil profissionais de 11 Regionais de Saúde.
O boletim semanal mostra que são 5 mil e 938 casos confirmados de dengue no Paraná, contra 4 mil e 970 registrados na semana passada, um aumento de 968 casos.
Via AEN
Foto: Luis Robayo/AFP
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930