O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná registra 51 mortes por gripe em 2019

O informe semanal da Secretaria de Estado da Saúde sobre a gripe no Paraná, divulgado ontem (12) registra 212 casos confirmados no Estado, com 51 mortes. São oito a mais que na semana anterior. As ocorrências foram registradas em Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Cambé.

Do começo do ano até agora, Foz do Iguaçu é o município que registra maior número de mortes, com 13 confirmações. Na sequência, Curitiba tem sete óbitos confirmados desde o começo do ano.

O boletim também aponta que a faixa etária acima dos 60 anos é a mais atingida pela gripe. Depois vem as crianças menores de 6 anos. Com a chegada do inverno, na próxima semana, a Secretaria da Saúde recomenda que sejam reforçadas as medidas preventivas.

O enfermeiro-chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes, afirmou que a gripe é uma doença respiratória aguda que deve ser levada a sério. Os sintomas são aparecimento súbito de calafrios, febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga. Podem ainda incluir sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão.

Prevenção

Como medidas preventivas, a Secretaria da Saúde recomenda a vacinação contra a doença, a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos. Em caso de não haver disponibilidade de água e sabão, é recomendado o uso de álcool gel 70%; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas, e manter os ambientes bem ventilados.

Informações da AEN

Foto ilustrativa

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Líder do governo admite que Paraná pode adiar volta às aulas

Produtor do Paraná precisa atualizar o cadastro de todos os animais até o dia 30 do mês que vem

Ministério Público do Trabalho recomenda reavaliação de retomada de aulas presenciais no Paraná a partir de fevereiro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais