A Secretaria da Fazenda (Sefa) registrou 60.565 termos de pedidos de parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2020 em atraso, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (19).
O parcelamento, em até seis vezes, foi disponibilizado no dia 30 de julho e terminou nesta segunda-feira (17). De acordo com a Sefa, foram negociados atrasos num total de R$ 72,4 milhões.
A lei que liberou esta possibilidade foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Alep) e sancionada pelo governador Ratinho Júnior (PSD).
De acordo com o governo, a medida faz parte das ações diante da pandemia do novo coronavírus.
Ainda conforme balanço divulgado pela secretaria, outros 19,2% do total de IPVA lançado no Paraná continuam em atraso.
Em julho, o governo estadual informou que, até junho deste ano, a inadimplência de IPVA era de aproximadamente 23,7%. No período de 2019, o índice foi de 20%.
Como quitar o IPVA 2020
Com o fim do prazo para o parcelamento previsto na lei, os contribuintes só podem quitar os atrasos do IPVA 2020 com pagamento a vista.
É necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda e consultar as dívidas, utilizando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo.
Os contribuintes com dívidas do IPVA em atraso não recebem o Certificado de Licenciamento de Anual do veículo, que é exigido para trafegar em vias públicas.
A pendência também impossibilita processos, como o resgate de créditos do programa Nota Paraná.
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná)