O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná é o quarto estado que mais aplica multas de trânsito

O Paraná ocupa a quarta posição no ranking de estados que mais aplicam multas de trânsito, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Os números apontam que o Paraná tem 5 milhões de infrações para um total de 6 milhões de habilitados, média de quase uma multa por motorista (0,83).

Entre as penalidades mais comuns no Paraná estão a multa por excesso de velocidade em até 20%, com cerca de 2 milhões de registros, avanço de sinal, com 367 mil marcações e estacionamento em local proibido, com aproximadamente 322 mil aplicações. Já embriaguez, contabiliza 13 mil infrações em 2023.

São Paulo está no primeiro lugar do ranking de multas, com Rio de Janeiro e Minas Gerais aparecendo em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

De acordo com Clayton Vitor, advogado e CEO da SÓ Multas, empresa especializada em soluções de trânsito, os números refletem uma mudança na frota da região. Nos últimos meses, houve um crescimento de motocicletas, que hoje representam cerca de 25% da frota paranaense, e são as principais ‘vítimas’ das penalidades.

“Um dos principais motivos que levaram ao aumento destas infrações é a popularização dos aplicativos de delivery, em sua maioria liderados por motociclistas. As multas mais comuns estão relacionadas aos radares eletrônicos, e é comum vermos motoboys andando acima do limite de velocidade a fim de realizarem suas entregas mais rápido”, explica Clayton.

Apesar dos números elevados, o advogado aponta que a maior parte das multas aplicadas possuem irregularidades, e é possível recorrer na justiça. De acordo com ele, o relatório da infração deve conter todas as informações necessárias, como documento do motorista, modelo e espécie do veículo, entre outras. “A maioria das multas possui algum erro de tipo, o que acaba invalidando”, diz o CEO.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Crise de medicamentos: no Paraná, até soro fisiológico está difícil de achar

Covid-19: Paraná prorroga até 31 de agosto medidas de decreto que permite eventos com limite de 500 pessoas

Cobra News (User)

Informe da dengue da Secretaria da Saúde registra 195 novos casos da doença no Paraná

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais