O Paraná confirmou mais 10 novos casos de monkeypox, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça (6). São cinco novos casos em Curitiba, um em Cascavel, um em Londrina, dois em São José dos Pinhais e um em Maringá. O Estado agora soma 153 confirmações da doença em 16 cidades.
São 145 homens e oito em mulheres contaminados. As faixa etárias com mais registros são de 30 a 39 anos e 20 a 29 anos.
O Brasil recebeu na segunda (5)o material biológico necessário para iniciar o desenvolvimento de uma vacina contra a varíola dos macacos, ou monkeypox. O material conhecido tecnicamente como sementes do vírus vacinal foi doado pelo Instituto Nacional de Saúde (National Institutes of Health – NHI), agência de pesquisa médica dos Estados Unidos, para Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma vacina nacional contra a doença. Com esse material, é possível desenvolver o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que é a matéria-prima para a produção vacinas. O CTVacinas receberá o lote e trabalhará em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos).
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1