A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a Prefeitura de Pontal do Paraná, promove uma ação para castração gratuita de cães e gatos do município, incluindo a Ilha do Mel. A atividade marca o lançamento do Julho Durado.
Raska Rodrigues, secretário em exercício de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, falou com a nossa equipe de reportagem sobre o Julho Dourado.
Ouça:
É a segunda vez que o Paraná comemora a data, destinada à atenção dos animais de estimação. Na ocasião também será lançado o sistema Pet Amigo, uma rede que concentrará os cadastros de animais de todo o Estado.
Durante todo o mês serão promovidos eventos sobre a saúde de cães e gatos e também para alertar sobre a importância da prevenção de zoonoses. Outro objetivo é motivar que a população reflita sobre o bem-estar desses animais.
Julho Dourado
A Lei estadual Nº 19472, em vigor desde abril de 2018, instituiu o Julho Dourado em todo o Estado do Paraná. De autoria do deputado estadual Cobra Repórter, a lei tornou o mês de julho um período de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de cães e gatos e de alerta para a importância da prevenção de zoonoses, além de buscar conscientizar a população em relação ao cuidado com os animais.
O deputado Cobra Repórter explica os objetivos do Julho Dourado. “Esse projeto permite a promoção da conscientização sobre a posse responsável, incentiva a realização de campanhas de castração e ações preventivas de zoonoses, de adoção e a integração entre a população, órgãos públicos e privados e organizações não governamentais que trabalham com animais”, afirma.
Foto ilustrativa: Pixabay
Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930