O Paraná comemora nesta quarta-feira (19) o Dia Estadual do Ciclista, criado por um projeto do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) que se tornou a Lei 19.652 de 2018. O objetivo é incentivar o uso de bicicletas pela população, melhorar as condições para a prática, realizar atividades que evidenciem a importância do uso de bicicletas, garantir segurança aos ciclistas, diminuir o número de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas.
No entanto, uma preocupação recente é em relação à segurança. Muitos acidentes, inclusive com mortes, tem preocupado os usuários das bicicletas. De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2018, morreram no Paraná 151 pessoas enquanto pedalavam, uma alta de 54,08% na comparação com 2017, quando haviam sido registradas 98 notificações de óbito. Não existem os números consolidados de 2019.
“É importante valorizar esta atividade física e de transporte. Pois, além de melhorar a saúde física e mental, é um esporte valorizado e queremos que seja um meio de socialização, de estar com amigos ao ar livre”, ressalta Cobra Repórter.
O deputado Cobra Repórter também tem trabalhado para ampliar o número de ciclovias, já que bicicleta é cada vez mais um meio de transporte viável.
“Não há ciclovias suficientes e nem regras que garantam mais segurança aos ciclistas. Com essa lei, buscamos dar mais visibilidade para o tema e aprovar a criação de leis, ciclovias adequadas e espaços para a prática do ciclismo como esporte e lazer”, finaliza o deputado.
Dia nacional
O Dia do Ciclista também é nacionalmente comemorado e foi estabelecido pela Lei 13.508, de 23 de novembro de 2017.
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930