Último domingo foi de tranquilidade na beira do lago, que contou com mais uma ação da Polícia Militar, Guarda Municipal e CMTU
A área da barragem do Lago Igapó 1, em Londrina, recebeu mais uma operação de fiscalização e atividades de orientação no último domingo (27). A ação ocorreu de forma integrada pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Essa foi a quinta operação consecutiva na localidade e a iniciativa tem surtindo efeito, resultando na diminuição substancial das situações irregulares quanto ao uso do espaço público, bem como de reclamações em geral. O domingo foi de tranquilidade para os moradores da região e para quem acessou o local para lazer.
Não foi necessária a realização de uma blitz de trânsito, por exemplo, como aconteceu nas fiscalizações anteriores. A CMTU fez apenas o fechamento da extensão da Rua da Canoagem, como medida de segurança, e orientou os motoristas e pessoas que passavam pela via, indicando o desvio para a Avenida Duque de Caxias.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal fizeram patrulhamento no entorno do Lago Igapó 1. Para as ações do dia, foram utilizadas quatro viaturas da PM, três viaturas e três motos da GM, e dois veículos da CMTU.
O diretor da GM, Daniel Sakama, informou que não foi registrada nenhuma apreensão de veículo ou notificação referente à perturbação de sossego, depredação do patrimônio, tráfico de drogas, som alto e consumo de bebidas alcoólicas. Na operação do domingo anterior, dia 20 de janeiro, 15 veículos foram apreendidos.
“Este foi o domingo mais tranquilo desde que as operações iniciaram. É um indicativo de que a atuação vem gerando efeito positivo. As irregularidades mais problemáticas reduziram quase a zero e as famílias puderam aproveitar melhor um ambiente de lazer e tranquilidade na região do Lago Igapó”, analisa Sakama.
Ao todo, foram registradas 38 notificações nesta ação, sendo a maior parte fruto de irregularidades de estacionamento de veículos em local inadequado e de passagem em sinal vermelho. No entanto, as notificações ocorreram em locais já fora da área da barragem. Nas primeiras operações, chegaram a ser emitidas mais de 60 notificações em um único domingo.
Antes das operações, moradores da região reclamavam constantemente de som alto, bagunça, lixo, uso de substância entorpecente, veículos irregulares e menor de idade utilizando bebida alcoólica. A população pode fazer suas reclamações para a GM pelo número 153 e para a PM, ligando para o 190.
Via N.com
Foto: Anderson Coelho/Grupo Folha
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930