Durante a manhã desta terça-feira (14), o Gaeco (Grupo de atuação especial de combate ao crime organizado) esteve realizando a operação engenho, que visa investigar e combater um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas na cidade de Londrina, norte do Paraná.
A operação conta com 93 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão. Segundo o Gaeco, 12 imóveis, dentre eles imóveis de luxo e um apartamento em Itapema, no estado de Santa Catarina, foram apreendidos, além de veículos, joias, dinheiro e outros objetos de alto valor.
Os mandados foram cumpridos em Cambé, Londrina, Ibiporã, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Curitiba, Itapema (SC), Paranaíba (MS), Marília (SP) e Goiânia (GO), com apoio da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), do Batalhão de Polícia de Choque, do Canil da PM e de policiais de diversos batalhões vinculados ao 2º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná.
Além do crime de tráfico de drogas, a lavagem de dinheiro era oriunda também do comércio ilegal de armas de fogo, agiotagem, entre outros crimes cometidos pela associação criminosa.
O principal alvo da operação seria um traficante, morador da zona sul de Londrina, que vivia uma vida de luxo utilizando o dinheiro proveniente dos crimes citados.
Cerca de R$ 400 mil eram movimentados por semana pelos criminosos, por meio do uso de “laranjas”.
Os resultados da operação e a identidade dos envolvidos serão divulgados em breve.
a matéria será atualizada assim que a redação obtiver mais informações
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1