Cinco policiais civis são alvo de uma operação da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrada na manhã desta quinta-feira (1º), em Londrina. Eles são suspeitos de cobrar propina de advogados e investigados por crimes cometidos em 2017 e 2018.
A polícia e o Gaeco cumprem nove ordens de busca e apreensão contra os policiais e advogados para colher provas dos crimes de corrupção passiva, peculato e concussão. Além disso outras medidas cautelares são cumpridas, como o afastamento dos cinco policiais das suas funções.
Investigações
De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram em abril de 2019. Segundo a polícia, a apuração mostra que, em um dos casos, um advogado mandou uma mensagem de áudio pelo celular a um cliente citando policiais que receberiam propina para não envolver a pessoa na investigação.
O Gaeco também recebeu denúncias que os policiais tinham exigido R$ 55 mil para não darem flagrante em um investigado por outro crime. As investigações apontam também que os policiais ficaram com objetos apreendidos em uma busca realizada em uma operação.
O que diz a polícia
A Polícia Civil, que está realizando a operação juntamente com o Gaeco, informou que “não coaduna com desvios de conduta e todas as denúncias recebidas pela instituição são devidamente apuradas”.
Fonte: G1 Paraná
Foto: Divulgação/PCPR
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930