Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal em parceria com a Receita Federal iniciou a operação “Experimentação” em Londrina, com o objetivo de reprimir o comércio ilegal de cigarros eletrônicos, conhecidos como ‘vapes’. Vinte e seis agentes federais e seis fiscais da Receita Federal executaram sete mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal local. As investigações revelaram que estabelecimentos comerciais, especialmente os voltados para tabacaria e bebidas, estavam comercializando os cigarros eletrônicos, cuja venda é proibida no país.
Além de interromper o comércio ilegal, a operação visa identificar os fornecedores locais desses produtos e conscientizar a população sobre os riscos à saúde associados ao seu consumo, já que são comercializados sem aprovação das autoridades sanitárias.
O nome “Experimentação” foi escolhido devido à crescente popularidade dos vapes, especialmente entre os jovens, que veem nesse produto uma novidade atraente, apesar dos potenciais danos à saúde. É importante ressaltar que tanto o comércio quanto a importação de cigarros eletrônicos são proibidos pela ANVISA, conforme a Resolução – RDC nº 46, de 28/09/2009. Os envolvidos enfrentarão acusações de contrabando, sujeitos a uma pena máxima de cinco anos de reclusão.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1