O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Número de mortes de bebês e grávidas é o mais alto no Paraná desde 2014

O número de mortes de bebês e de grávidas cresceu no Paraná nos primeiros quatro meses de 2023, na comparação com o mesmo período de anos anteriores. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De acordo com a pasta, de janeiro a abril a taxa de mortalidade infantil no estado foi de 11,1 bebês a cada mil nascidos vivos. No mesmo período do ano passado a taxa foi de 10,3 e, no ano anterior, de 9,5.

O número registrado nos primeiros quatro meses de 2023 é o maior desde 2014. Conforme a Sesa, o resultado é preliminar e ainda pode ser revisado.

A chamada razão de mortalidade materna registrou 40 mortes a cada 100 mil gestantes. O objetivo da secretaria era que esse número caísse para 34 a cada 100 mil.

O indicador é importante para demonstrar a qualidade de atenção à saúde das mulheres em período reprodutivo.

Possíveis motivos

De acordo com César Neves, diretor da Sesa, um dos motivos para o aumento do índice é a pandemia, uma vez que hospitais ficaram lotados, o que afastou parte da população dos cuidados básicos com a saúde.

Durante a crise sanitária, segundo a Sesa, a razão de mortalidade materna atingiu picos altíssimos. A instituição trabalha com estratégias para reduzir esses números.

Postagens relacionadas

Após decisão no STF, Governo do Paraná voltará a pagar aposentadoria vitalícia a cinco ex-governadores; gasto anual será superior a R$ 2 mi

Forças de segurança encontram menino de 2 anos que estava desaparecido em Cambira

Cobra News (User)

Homem é agredido por furtar pão e linguiça, e artistas fazem campanha para ajudá-lo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais