Um novo boletim, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (11), aponta que o número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná chegou a 94.882, com 2.417 mortes.
De acordo com os dados da secretaria, houve aumento de 1.556 diagnósticos e 47 mortes pela Covid-19, em comparação com o relatório divulgado no dia anterior.
Além do total de casos e mortes nos municípios paranaenses, divulgados no relatório, a secretaria informou que outros 1.061 casos confirmados e 28 mortes pela doença foram registrados no Paraná mas em pacientes que moram fora do estado.
O número de pessoas consideradas recuperadas do novo coronavírus no Paraná, segundo o boletim, é de 56.077, o que corresponde a 59,1% do total de casos.
Novas mortes
A secretaria informou que as 47 mortes pela doença, incluídas no relatório, são referentes a pacientes com idades entre 44 e 93 anos, que morreram entre os dias 2 de agosto e esta terça-feira.
De acordo com o boletim, as novas mortes foram registradas nos seguintes municípios:
- Curitiba – 10 novas mortes;
- São José dos Pinhais – 3 novas mortes;
- Almirante Tamandaré – 2 novas mortes cada;
- Ampére, Bandeirantes, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Mourão, Castro, Colombo, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Iracema do Oeste, Ivaiporã, Matelândia, Palmeira, Palotina, Paranaguá, Pato Branco, Pinhão, Quatro Barras, Sengés e Tapejara – 1 nova morte cada.
Divulgação dos dados
A última data em que a Sesa divulgou o boletim com informações detalhadas de casos e mortes pela Covid-19 no estado foi sexta-feira (7).
No sábado (8), a secretaria não divulgou o boletim com as informações porque, conforme a pasta, o sistema estava inconsistente. No domingo (9), os dados não foram detalhados.
A Sesa informou que o Gerenciador de Ambiente Laboratorial estava instável e, por isso, os números do informe epidemiológico do novo coronavírus estão atrasados.
Nesta terça-feira, o governo informou que “a extração de dados relacionados à Covid-19 voltou a ser considerada segura e os números confiáveis” e que, em breve, as informações das datas retroativas serão divulgadas.
Erros nos números
No relatório desta terça-feira, a secretaria informou que os números de novos casos confirmados no sábado (8), domingo (9) e segunda-feira (10) foram divulgados com erros no relatório anterior. Veja, abaixo, o que mudou.
- Sábado – foram confirmados 2.228 diagnósticos, e não 2.340 confirmações, conforme informado anteriormente;
- Domingo – foram confirmados 1.739 novos casos, e não 1.547, conforme divulgado no boletim anterior;
- Segunda-feira – foram 1.483 novos diagnósticos, no lugar dos 1.338 divulgados anteriormente pela pasta.
No fim de semana, a secretaria informou que havia 1.063 confirmações e 75 novas mortes, em comparação com o relatório de sexta-feira. Os números foram modificados, conforme a correção citada acima.
Internamentos
Conforme o relatório da Sesa, o estado possui 1.088 pacientes com casos confirmados de Covid-19 internados nas redes pública e particular de saúde.
Do total, são 839 internamentos pela doença em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), com 402 pacientes em Unidades de Terapia Intensiva, e 437 em leitos clínicos/enfermaria.
Outros 249 pacientes com casos de coronavírus estão internados pela rede particular de saúde. Deste total, conforme a secretaria, 103 estão em UTIs e 146 em leitos clínicos/enfermaria.
Além dos internamentos por confirmação da doença, a Sesa informou que há no Paraná 1.125 pacientes internados com suspeita de casos da Covid-19, em leitos das redes pública e privada.
São 499 pessoas que aguardam resultados de exames em leitos de UTI e 626 em enfermaria.
Ocupação de leitos
Segundo o relatório, a taxa de ocupação de leitos hospitalares SUS exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, nesta terça-feira, é:
- 75% dos 1.083 leitos de UTI adulta
- 52% dos 1.549 leitos de enfermaria adulta
- 29% dos 49 leitos de UTI pediátrica
- 30% dos 70 leitos de enfermaria pediátrica
Considerando a divisão de leitos no estado em cada uma das macrorregiões, a macrorregião Leste — que abrange Curitiba, o Litoral e cidades como Ponta Grossa e Guarapuava — registra a maior taxa de ocupação de leitos para adultos.
Confira a situação das UTIs para adultos em cada uma das macrorregiões:
- Leste: 84%
- Noroeste: 60%
- Oeste: 59%
- Norte: 69%
Em Curitiba
Na capital do estado, a prefeitura informou nesta terça-feira que a taxa de ocupação geral de leitos de UTI para pacientes com suspeita ou casos confirmados é de 83%.
A ocupação dos leitos de UTI do SUS destinados aos pacientes adultos com a doença é de 87%, enquanto a taxa da UTI pediátrica é de 24%.
Ainda conforme a secretaria municipal, a taxa de ocupação nas enfermarias nesta terça é de 79% na cidade.
Testes
Até esta terça-feira, de acordo com a secretaria, foram feitos 354.265 exames pela rede pública e laboratórios credenciados. Por dia, de acordo com a Sesa, são realizados 5,6 mil exames.
Conforme o boletim, 261.806 exames deram negativos e 6.439 estão em análise.
Há ainda o testes rápidos, recebidos do Ministério da Saúde e disponibilizados para a rede estadual. Foram realizados, conforme a Sesa, 407.980 testes rápidos.
Transferências
No informe desta terça-feira, a secretaria divulgou que houve transferências de casos e de mortes que haviam sido divulgadas em boletins anteriores. Veja, abaixo.
Casos
- Um caso confirmado em Piraí do Sul foi transferido para Ponta Grossa.
- Um caso confirmado em Castro foi transferido para São José dos Pinhais.
- Um caso confirmado em Castro foi transferido para Fazenda Rio Grande.
- Um caso confirmado em Piraquara foi transferido para Quatro Barras.
- Um caso confirmado em Agudos do Sul foi transferido para Curitiba.
- Um caso confirmado em Pinhais foi transferido para Balneário Camboriú (SC).
- Um caso confirmado em Araruna foi transferido para Cianorte.
- Um caso confirmado em Antônio Olinto foi transferido para Fazenda Rio Grande.
- Um caso confirmado em Antonina foi transferido para Pinhais.
- Um caso confirmado em Itajaí (SC) foi transferido para Ivaí.
- Um caso confirmado em Curitiba foi transferido para Colombo.
Mortes
- Um óbito confirmado em Cascavel foi transferido para Boa Vista da Aparecida;
- Um óbito confirmado em Curitiba foi transferido para Colombo;
- Um óbito confirmado em Cascavel foi transferido para Toledo;
- Um óbito confirmado em Pinhais foi transferido para Balneário Camboriú (SC).
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná)