O Portal do Norte do Paraná
Paraná

No norte pioneiro: Conselheira é impedida de tomar posse acusada de comprar votos com carne

Em Jacarezinho, Norte Pioneiro, uma candidata eleita para o Conselho Tutelar teve a posse suspensa liminarmente pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), a partir de ação civil pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca. O MP sustenta que a mulher cometeu ilegalidades durante o processo eleitoral que inviabilizam sua atuação como conselheira tutelar. São relatados na ação casos de compra de votos, em troca de carne e refrigerante, e de transporte irregular de eleitores.

Na ação, a promotoria sustenta que “a candidata, com a ajuda de seu namorado, ora vereador e presidente da câmara do município, solicitou apoio de amigos no transporte de eleitores para o local de votação, além de infringir as recomendações constantes no edital do concurso quanto à campanha eleitoral”.

A partir desses fatos, o MP requer que a Justiça declare a inidoneidade da candidata e que, assim, não seja legitimada sua participação nas eleições. Como sustenta na ação, “o cargo de conselho tutelar não tem fim político, sendo um processo de escolha individualizado, sem vinculação a partidos políticos. O uso da máquina pública para campanha fez com que a candidata incorresse em abuso de poder político, colocando em cheque sua idoneidade moral.”

A liminar que impede a posse foi deferida pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude de Jacarezinho. As eleições para o Conselho Tutelar foram realizadas em seis de outubro.

Com informações :MP-PR/Portal Paiquerê

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Boletim semanal da dengue confirma 530 novos casos no Paraná

Youtuber suspeito de provocar acidente que matou empresário no PR é preso em SC

Cobra News (User)

Filho agride mãe após ela o acordar ao meio dia e desligar o ventilador

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais