O Portal do Norte do Paraná
Região

Mutirão de especialidades do fígado atenderá cerca de 500 pessoas

Pacientes que aguardam por consultas com médicos hepatologistas, responsáveis por prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do fígado, participam, neste sábado (11), do mutirão de atendimentos que será realizado na Policlínica Municipal de Londrina.

A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Saúde de Londrina e Maringá e do Hospital Santa Rita, que recentemente foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de fígado. As consultas do mutirão iniciam às 8h, com 240 pacientes confirmados.

Serão atendidas, no total, quase 500 pessoas que hoje aguardam pela consulta especializada. Há casos com mais de um ano de espera. Coordenadora da Central de Regulação da Diretoria de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS), Rosângela Aparecida de Sousa Cardoso, explicou que a parceria entre os municípios vai permitir que os especialistas do Hospital Santa Rita consultem os pacientes londrinenses.

“Fizemos os contatos por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e todos os pacientes que constam na nossa fila passarão pelo processo, exceto os que avisaram que não precisam do atendimento”, destaca Rosângela.

Durante a consulta, os profissionais podem solicitar os exames necessários para a correta avaliação do paciente, e que serão feitos em Londrina ou Maringá. “Caso seja confirmada a necessidade do tratamento com hepatologista, inclusive transplante, o paciente será encaminhado para o atendimento no Hospital Santa Rita, com ajuda de custo concedida pelo município de Londrina para transporte e alimentação”, explica a coordenadora da DRAS.

Com N.com

Foto: Reprodução

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Saiba o que abre e o que fecha em Londrina durante o Carnaval

Maus-tratos: morador de Apucarana deixa cão em balde d’água

Pároco de Cambé abençoa cidade em voo de helicóptero na tarde deste sábado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais