Depois que Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) decidiu na manhã desta sexta-feira (3) pela orientação para que o comércio permaneça fechado ao menos até a Páscoa, a maioria dos 22 municípios decidiram por manterem o comércio fechado. A medida é para evitar a aglomeração de pessoas e prevenir o contágio do novo coronavírus. Na maioria das cidades, o comércio estava fechado há quase 15 dias.
Londrina
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, que também esteve na reunião da Amepar, anunciou nesta tarde que o comércio londrinense também segue fechado até o dia 12 de abril. Um novo decreto será publicado e deve liberar a venda por delivery e drive thru para todos os tipos de atividades comerciais e não apenas alimentação.
Segundo o prefeito, há um estudo sobre a possibilidade do retorno no dia 13, dependendo de como estiver a situação de contágio do coronavírus no município, que vai considerar a possibilidade de redução de carga horária e todas as precauções e medidas de higiene que precisarão ser tomadas.
Rolândia
Após uma reunião no gabinete do prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto, na tarde desta sexta-feira (3), com o Comitê de Gestão de Crise contra a Covid-19, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) e outras autoridades, ficou definido que o comércio permanecerá fechado durante a próxima semana, ou seja, até o dia 12 de abril.
Segundo o prefeito, um novo decreto municipal será publicado na próxima segunda-feira (6) detalhando a lista de serviços essenciais e as atividades que podem ser realizadas por eles – haverá restrição de horário de funcionamento de alguns serviços e números de pessoas dentro dos estabelecimentos. Além disso, a fiscalização será mais intensiva.
O decreto anterior, determinou o fechamento do comércio por 15 dias – do dia 23 de março até o dia 6 de abril – e os estabelecimentos reabririam as portas na próxima terça-feira (7).
Ainda de acordo com Francisconi, a decisão segue o que foi acordado pelos prefeitos dos 22 municípios que fazem parte da Amepar (Associação de Municípios do Médio Paranapanema), em reunião realizada hoje pela manhã, da qual o prefeito rolandense participou.
Cambé
O prefeito de Cambé Zé do Carmo também seguiu a linha dos outros municípios e manteve o decreto de fechamento.
Arapongas
O prefeito de Arapongas e presidente da Amepar, Sérgio Onofre, afirmou que o comércio da cidade irá permanecer fechado até a páscoa.
Casos de coronavírus
Londrina teve a primeira morte em decorrência do novo coronavírus. O paciente de 37 anos faleceu nesta tarde. Ele tinha hipertensão, obesidade e pré-diabetes como comorbidades. São 152 casos na cidade, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – dos quais 114 foram descartados, 30 confirmados e 7 seguem em investigação.
Em Rolândia, o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado ontem (2). A cidade já teve outros 8 casos descartados. Em Arapongas, são 20 casos, dos quais 2 foram confirmados, 14 descartados e 4 estão sendo investigados. Cambé registrou até o momento 27 casos – 2 confirmados e 25 descartados.
As informações são do último boletim publicado pela Sesa às 17h desta sexta.
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930