Uma pesquisa realizada pela Scanntech, empresa de inteligência de dados para o setor varejista, apontou que em 2023, o consumo de vinhos caiu no Brasil e a culpa, foi do calor registrado nos meses do inverno, principalmente no mês de agosto.
O estudo aponta que a queda no consumo de vinhos no Brasil, entre janeiro e agosto de 2023 foi de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Só em agosto, as vendas foram 7,7% menores do que em agosto de 2022. De acordo com a empresa, o menor consumo de vinho ocorreu devido à média das temperaturas máximas registradas no mês, de 25,9ºC neste ano – 1,4ºC acima da média histórica estabelecida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (InMet).
O vinho tinto é o mais vendido no setor varejista brasileiro, com 83,3% das vendas unitárias. O segundo lugar é do vinho branco (8,5%), seguido por espumantes (5,2%) e rosé (3,0%). A pesquisa é realizada em 40 mil pontos de venda (PDV) e mostra que o hábito do consumidor (na categoria de vinhos) apresenta dois picos de vendas durante o ano, um deles no período de inverno onde há um aumento no consumo de vinhos tintos e outro no final do ano, quando vinhos refrescantes como brancos, rosés, espumantes e similares aumentam sua saída em virtude do clima (verão)
Com informações:Band.com
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1