O Portal do Norte do Paraná
Região

Morre aos 81 anos monsenhor José Agius, o padre Zé

Morreu na manhã desta terça-feira (18),  aos 81 anos, o monsenhor José Agius, o Padré Zé como era conhecido em Rolândia.Padre Zé , faleceu em Malta sua terra natal.

Na manhã da última segunda-feira(17), ele teve um AVC hemorrágico, foi encaminhado para o hospital e não resistiu.

O religioso estava há cerca de 15 dias em Malta visitando familiares.

A família ainda não definiu como será o funeral.

Nascido em 2 de outubro de 1941, Joseph Bernard Agius é natural de uma pequena ilha chamada Gozo, próxima à Malta. Ele tem quatro irmãos. Para o padre, um dos fatos mais marcantes de sua vida foi a decisão de cumprir o chamado missionário, que o levou a deixar sua terra natal e vir para o Brasil, em uma época que não era possível saber como seria sua nova vida em uma terra estrangeira. O monsenhor chegou ao Brasil em 1961.

A ordenação, em 1965, aconteceu na antiga catedral de Londrina, em cerimônia presidida pelo então arcebispo dom Geraldo Fernandes. O monsenhor celebrou a primeira missa solene em 11 de julho de 1965. O início do parocado, segundo o padre, foi outro dos grandes momentos de sua trajetória.

Padre Zé estudou Teologia no Seminário em Curitiba e após ser ordenado padre, ele voltou para visitar os familiares em Malta e, depois, foi enviado para Pitangueiras, em fevereiro de 1966, onde assumiu como segundo pároco do antigo distrito de Rolândia.

Em 1969 o monsenhor chegou a Rolândia como vigário coadjutor. Ele se tornou pároco da Igreja Matriz São José em 1972. Em 2017, padre Zé assumiu a Paróquia São Paulo Apóstolo, na Vila Operária, onde exerce o sacerdócio atualmente. “Nem imaginava tanta coisa grandiosa que consegui realizar. Agradeço de modo especial ao povo de Rolândia me ajudou a ser padre, a realizar tudo aquilo que eu planejei. Sem a ajuda, a colaboração, a compreensão, a amizade do povo rolandense eu não teria feito nada sozinho”, relatou o padre.

 Em reconhecimento ao trabalho prestado à comunidade, padre Zé recebeu o título de cidadão honorário do Paraná, da Alep, em 2019, quando completou seus 50 anos de sacerdócio.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

 

Postagens relacionadas

Idoso de 70 anos é 59º vítima da covid-19 em Rolândia

Coronavírus: Londrina tem mais de 4 mil pacientes recuperados

Governo do Paraná distribui álcool em gel para entidades assistenciais de municípios

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais