Dois moradores de Londrina – um de 34 e outro de 35 anos, foram presos em Ribeirão do Pinhal na madrugada desta sexta-feira (22), em posse de artefatos explosivos. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) e foram presos dois outros indivíduos, ambos de 18 anos e residentes na própria cidade, que já são conhecidos no meio policial.
A equipe da PM realizava patrulhamento pelo centro quando viram o veículo ocupado pelos quatro homens, que estavam apreensivos com a presença dos policiais. Ao receber voz de abordagem, o condutor acelerou o carro e foi seguido pela viatura, que conseguiu alcançar os suspeitos.
Na abordagem, foi encontrada uma mochila no porta malas, com dois artefatos explosivos. No banco traseiro do veículo havia uma alavanca. Dentro do carro também foram achados dois relógios de procedência duvidosa. Um dos suspeitos também estava com um relógio no bolso. A equipe tinha conhecimento de um furto a uma relojoaria na cidade. Os policiais entraram em contato com o proprietário do estabelecimento e ele reconheceu os objetos, que tinham as etiquetas da loja.
Os suspeitos não admitiram a autoria do crime. A Polícia desconfia que os explosivos seriam utilizados para explodir caixas eletrônicos ou arrombar estabelecimentos comerciais. Eles relataram ao policiais que o material seria encomenda para outro homem, também morador de Ribeirão do Pinhal.
Os moradores de Londrina já têm passagem policial – o homem de 34 anos tem passagem por tráfico de drogas e o indivíduo de 35 por desacato e posse de entorpecente. Um dos suspeitos de Ribeirão do Pinhal já havia sido autuado quando era menor por dirigir sem CNH. Os quatro suspeitos foram presos e levados para a Delegacia de Ribeirão do Pinhal.
O esquadrão antibombas do BOPE da PM de Curitiba foi acionado e retirou os explosivos de dentro do carro pela manhã. Os artefatos foram detonados em uma pedreira na zona rural do município.
O Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Luiz Francisco Serra, acompanhou a ação policial. “Certamente estas prisões e apreensões de explosivos em Pinhal evitaram um crime bastante grave que estava já na iminência de se concretizar; graças a perspicácia e profissionalismo de nossos Policiais Militares mais um crime relevante foi evitado e assim continuaremos agindo, com muita seriedade e profissionalismo em nosso trabalho, para garantir a segurança dos cidadãos”, afirmou.
Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930