Kelly da Silva Alves Mauricio, moradora de Rolândia, foi vítima de um golpe com um boleto falso em uma compra pela internet e teve um prejuízo de mais de R$ 700. Ela entrou em contato com a nossa equipe de reportagem relatando o fato. Segundo Kelly, a compra foi em um site que aparentemente era de uma conhecida rede de lojas, que oferecia uma promoção relâmpago de um celular, por preço abaixo do valor no mercado.
Segundo a consumidora, a compra foi feita no dia 10 de maio, um domingo, e ela pagou o boleto, no valor de R$ 739,95, no dia seguinte pelo aplicativo do banco no qual seu marido tem conta. Kelly forneceu seus dados pessoais e contatos de telefone de e-mail para o site, mas estranhou a demora para a confirmação do pagamento pela loja. Na quarta-feira, dia 13, ela entrou em contato com a loja e foi quando descobriu que havia sido vítima de um golpe.
A moradora de Rolândia registrou um boletim de ocorrência na delegacia e foi orientada pela polícia a entrar em contato com o banco em que ela tem conta, para tentar localizar para onde teria ido o valor creditado por ela para pagar o boleto. No comprovante de pagamento, aparecem o nome e o CPF da pessoa que foi beneficiada com o golpe – o nome dele aparece como pagador. Segundo ela, o banco não pôde estornar o dinheiro que ela pagou. O banco do golpista alega que não pode fornecer dados do cliente por conta do sigilo bancário. Agora, ela procura uma solução judicial para o caso e está indignada com o golpe e o prejuízo que sofreu.
O boleto falso emitido pelo site em que Kelly realizou a compra era do Banco Original. Em uma pesquisa rápida pela internet, é possível encontrar relatos sobre outros golpes desse tipo e a ação é sempre a mesma – o boleto é emitido em nome do Banco Original e nele consta o CNPJ de uma das filiais da companhia responsável pelo e-commerce da loja na qual Kelly acreditou estar fazendo as compras. No entanto, os boletos para pagamentos das compras e-commerce são emitidos apenas pelo Banco do Brasil, conforme informado pela própria marca em uma publicação na internet.
Fraudes em compras pela internet
O Procon-PR orienta a respeito da credibilidade dos sites de compras. Segundo o órgão, é preciso verificar se não há reclamações da empresa, o que pode ser feito no portal do Procon-PR, www.procon.pr.gov.br, pelo link Cadastro de Reclamações. Vale também pesquisar o nome da empresa nos portais de busca e obter informações com pessoas que já o tenham utilizado.
É necessário observar no site se constam todos os dados do fornecedor e desconfiar se apenas apresenta um telefone celular. O fornecedor deve ter CNPJ, e é possível verificá-lo no site da Receita Federal.
O consumidor deve desconfiar de ofertas espetaculares, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado. Outras orientações no site do Procon.
Daiane Valentin
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