O balanço parcial da consulta pública para adoção do modelo cívico-militar em escolas do Estado, apresentado pela Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná nesta terça-feira (3), aponta que, das 216 instituições escolhidas, 197 já encerraram o processo e 176 aprovaram a mudança. Outras 21 optaram pela manutenção do modelo tradicional. A consulta pública, aberta à comunidade escolar, segue ainda em 19 escolas.
O processo de consulta pública começou na terça-feira da semana passada, dia 27, e foi prorrogado durante o final de semana, conforme a lei que regulamenta os colégios cívico-militares. Para que seja concluída a consulta, é necessário quórum de mais da metade dos votantes com ‘sim’ ou ‘não’ para a mudança. Os 19 colégios que ainda não atingiram o quórum têm até às 20 horas desta quarta-feira (4) para finalizar a votação.
Até o momento, 72.615 pessoas já votaram na consulta pública. A comunidade escolar de cada uma das 216 instituições é composta por pais e responsáveis dos alunos, professores, funcionários da escola e estudantes a partir de 18 anos. Nas escolas que aprovaram a migração do modelo tradicional para o cívico-militar, a implantação do novo modelo será em fevereiro de 2021, com o início do calendário escolar.
A lista com os colégios em que o modelo já foi aprovado estão disponíveis neste link.
Região
Em Rolândia, o modelo foi aprovado nos dois colégios que estavam sob consulta: Francisco Villanueva e Presidente Kennedy. Em Londrina, a mudança foi aprovada nas escolas Fernando de Barros Pinto, Josemaría Escrivá, Professora Maria Helena Davatz, Tsuru Oguido e Vista Bela. Já em Cambé, os colégios que passarão pela mudança serão 11 de Outubro, Érico Veríssimo e Antonio Raminelli.
Informações e foto: AEN
Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930