Considerado essencial para o comércio varejista, o setor supermercadista foi um dos poucos que conseguiu se manter em pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária e agora colhe os frutos desse movimento. É o que mostra um levantamento realizado pela Geofusion, empresa que atua no segmento de inteligência geográfica no país, o qual revela que, no Paraná e no Brasil, o ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre deste ano superou até mesmo o índice registrado no período pré-pandemia.
No país, por exemplo, enquanto o primeiro semestre de 2020 teve 8,4% novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021 o número de novas unidades registrou alta de 43,9%. Só no Paraná foram cerca de 1,8 mil inaugurações ao longo dos seis primeiros meses deste ano, com uma média de 300 inaugurações por mês ou ainda 10 estabelecimentos abrindo as portas a cada dia.
Em números absolutos, apenas os estados de São Paulo, com abertura de quase sete mil lojas; Bahia; com quase quatro mil unidades; Minas Gerais, com 3,3 mil; Rio de Janeiro , com 2,6 mil; Rio Grande do Sul e Ceará, ambas com aberturas de aproximadamente 2,2 mil unidades; tiveram resultados mais expressivos que o paranaense.
Essa expansão, aponta ainda a Geofusion, reflete, em parte, o adiamento de inaugurações ainda em 2020, por conta do início da pandemia. Além disso, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial, que garantiu renda mínima aos mais vulneráveis, também ajudou a manter o setor aquecido – desde 2015 o segmento de supermercados tem apresentado tendência de expansão.
Com informações:Bem Paraná
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930