Mesmo com a greve por tempo indeterminado dos professores e servidores da rede estadual de ensino, aprovada pela APP-Sindicato para esta terça-feira (25), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) mantém a realização da 8ª Feira das Profissões.
O evento começou às 8h30 e vai até o meio dia, no período da manhã, e das 14 às 21 horas, em todo o Campus Universitário. A previsão é de que 15.184 estudantes do Ensino Médio de 250 escolas públicas e privadas sejam recebidos em oito Centros de Estudos.
O objetivo é divulgar os 53 cursos de graduação da UEL junto aos jovens do Ensino Médio que estão prestes a escolher a profissão. A pró-reitora de graduação, Marta Favaro, destaca que a Feira é uma oportunidade para que os alunos conversem e tirem dúvidas com todos os envolvidos nos cursos, além de conhecer o espaço em que são desenvolvidas atividades de graduação.
Ela lembra ainda que os dois novos cursos de graduação da Universidade, Biotecnologia e Nutrição, terão espaço nesta edição da Feira. “Este é o principal evento da graduação, reúne informações sobre os 53 cursos e mostra a cara da nossa graduação”, afirma.
A visita dos jovens é planejada mediante roteiro prévio estabelecido no momento do agendamento. Os cursos estarão instalados em seus respectivos Centros de Estudos – CCA, CCB, CCE, CCH, CECA, CEFE, CESA e CTU. Já os cursos do CCS estarão no Laboratório Escola de Pós-graduação (LABESC), ao lado das agências bancárias.
A visita também é aberta aos estudantes que individualmente, tiverem interesse em conhecer os cursos. Para esta edição da Feira foram produzidos banners dos diversos cursos, com QR Codes que permitem acesso a outras informações online sobre a graduação.
Estrutura
Os visitantes serão recepcionados em um espaço de atendimento e esclarecimento de dúvidas próximo ao Restaurante Universitário (RU), no estacionamento destinado aos ônibus. Para receber essa grande quantidade de visitantes mais de duas mil pessoas estão envolvidas na organização, entre estudantes, egressos, professores e servidores da Universidade.
Pelo Campus, os alunos contarão com monitores, nos respectivos Centros de Estudos. Além disso, também outros estudantes atuarão como guias, espalhados ao longo do Calçadão para dar orientações. Para se localizar no Campus, os visitantes poderão ainda acessar o mapa disponível no site da Prograd – MAPA.
Já na região central do Calçadão da UEL, uma tenda vai abrigar diversos setores da Universidade, como Comissão Universidade para os Índios (CUIA), Núcleo de Acessibilidade(NAC), Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE), Núcleo de Estudos AfroBrasileiros (NEAB) e Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC). Serão divulgadas as políticas de acesso e permanência na Universidade. Ali também a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) vai tirar dúvidas sobre o Vestibular 2020, além de entregar material com as principais informações sobre o processo seletivo.
O espaço abriga ainda atividades do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), Hospital Veterinário, Laboratório de Línguas, Coordenadoria de Comunicação (COM), Rádio UEL, TV UEL e outros serviços dos órgãos Suplementares e de Apoio da Instituição. Durante o intervalo das atividades, do meio dia às 14 horas, está prevista também programação cultural pelo Calçadão.
Números
O número de visitas agendadas na 8ª Feira das Profissões supera em mais de 2.500 o total de participantes da edição anterior, que recebeu 12.607 mil alunos do Ensino Médio, de 193 escolas. Este ano, alunos 67 cidades participam da Feira. São 51 do Paraná, com 12.982 estudantes participantes. Outras 16 cidades são do estado de São Paulo, que vão trazer ao Campus o total de 2.202 estudantes.
Para pró-reitora, professora Marta Favaro, este número se deve ao trabalho coletivo de divulgação entre professores e aproximação com o Núcleo Regional de Ensino. Segundo ela, também chama atenção o aumento da procura por parte de instituições de ensino de outras cidades do Estado. “Já se tem um histórico de realização da feira e os estudantes ficam esperando por ela, para se aproximar desse universo. A UEL tem uma representação local, regional, estadual e nacional”, afirma.
Organização
A Feira das Profissões é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX), Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Coordenadoria de Comunicação (COM), Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE), Centros de Estudos e Colegiados de graduação.
Mais informações no endereço Feira das Profissões 2019.
Informações: Agência UEL de Notícias
Foto: Arquivo/COM
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930