Subiu para 29 o número de mortes causadas pela dengue no Paraná, conforme boletim publicado nesta terça-feira (29) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Ao todo, são 25.123 casos confirmados desde o início do período epidemiológico, que começou em agosto de 2020.
Na comparação com o último boletim, divulgado na semana anterior, houve aumento de 758 diagnósticos.
Na atualização desta terça-feira, houve registro de uma nova morte. Conforme a Sesa, trata-se de um homem, de 78 anos, hipertenso, morador de Roncador, no centro-oeste do Paraná.
A secretaria informou que a morte ocorreu em abril e estava sendo investigada.
Mortes
Veja, abaixo, a quantidade de mortes registrada por cidade:
- Londrina: 9 mortes;
- Foz do Iguaçu: 3 mortes;
- Paranaguá, Maringá e Cambé: 2 mortes cada;
- Marialva, Morretes, Apucarana, Alvorada do Sul, Assaí, Matelândia, Medianeira, Campo Mourão, Paraíso do Norte, Santo Antônio do Caiuá, Roncador: 1 morte cada.
Números do estado
Segundo o relatório, 360 municípios apresentaram notificações da doença e 286 têm casos confirmados.
O Paraná totaliza 87.794 notificações para a dengue – 1.247 a mais que o informe anterior.
“São mortes, internações e tratamentos que poderiam ser evitados com a adoção das medidas preventivas amplamente divulgadas, sendo a principal, a eliminação dos pontos que acumulem água parada nos ambientes internos e externos dos domicílios. O mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, se prolifera nestes pontos”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.
Do total de casos confirmados, 22.115 são casos autóctones – quando as pessoas contraem a doença na cidade onde moram, e 50 casos são importados.
Conforme o relatório, 6.640 casos estão em investigação.
Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930
(Via G1 Paraná)