Mais de 80 presos de Londrina, na região norte do estado, farão a prova da segunda etapa do vestibular da UEL, a Universidade Estadual de Londrina. Os cursos mais escolhidos foram Direito, Educação Física, Administração, Serviço Social, Engenharia Civil e Nutrição. Eles já foram aprovados na primeira fase do exame classificatório e, uma vez que passarem agora, poderão cursar o Ensino Superior na instituição.
As provas acontecem neste domingo e na segunda-feira. Segundo o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, o Estado procura fornecer o suporte necessário para que os detentos busquem um caminho melhor do que o que os levou para dentro do sistema penitenciário. Em três unidades de Londrina, Penitenciária Estadual I e II e Centro de Reintegração Social, cursam o Ensino Médio 272 presos. Além disso, no segundo semestre deste ano, entre julho e novembro, 30 detentos participaram de um curso preparatório para o vestibular.
Segundo o coordenador regional de Londrina, Reginaldo Peixoto, os presos que tentam o vestibular da UEL fazem as provas no mesmo momento em que não privados de liberdade, mudando apenas o local de aplicação. A coordenadora do Setor de Educação do Depen, Janaína Luz, destacou que, além do vestibular da UEL nas Unidades de Londrina, as pessoas em privação de liberdade dos outros Estabelecimentos Prisionais do Estado tem a possibilidade de fazer o Curso Superior por meio do Enem-PPL. No total, 191 detentos se inscreveram para fazer a prova. Uma vez aprovados, os presos poderão cursar o Ensino Superior com tornozeleira eletrônica.
Com informações:AEN
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930