Já chega a 18.574 o número de pessoas afetadas pelos fortes temporais ocorridos no Paraná nesta semana. Nas chuvas da madrugada de ontem (30), doze municípios foram atingidos, segundo boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado no final da tarde.
Ao todo, 3.289 casas foram danificadas, com 15 desalojamentos. Em Guarapuava, na região centro-sul, foi registrada a morte de uma criança de oito meses devido ao desmoronamento de um muro.
Segundo a Defesa Civil, o vendaval, chuva forte e granizo atingiram Curitiba e os municípios de Antonina, Araucária, Rio Branco do Sul, Colombo, Contenda, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais, todos na região metropolitana da capital, além de Guarapuava e de União da Vitória.
Na Grande Curitiba, as rajadas de vento chegaram a 79 quilômetros por hora, e o município mais atingido foi Rio Branco do Sul, onde a forte queda de granizo danificou 500 residências, afetando 2 mil pessoas. Em Pinhais, 400 residências sofreram danos, afetando 1.600 pessoas.
O tenente Marcos Vidal, da assessoria de comunicação da Defesa Civil, afirmou que o órgão dá apoio com lonas e depois são avaliadas outras ações de suporte.
A meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva explicou que a formação das chuvas foi rápida e de intensidade inesperada. De acordo com ela, por conta das áreas de instabilidade, a previsão segue indicando a possibilidade de fortes chuvas no Paraná.
As equipes da Copel seguem trabalhando no reparo de estragos causados pelos ventos. O Centro de Operações integrado, em Curitiba, também está realizando manobras na rede de energia para isolar o máximo possível os locais com estragos. Foram afetadas mais de 90 mil unidades consumidoras.
Informações: AEN/PR
Foto: Geraldo Bubniak/ANPr
Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930