Acontece nessa terça-feira a primeira edição da Prova Paraná em 2020. A prova será aplicada para estudantes de toda a rede estadual e de 398 redes municipais de ensino. Participam alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além das modalidades Educação para Jovens e Adultos e Médio Integrado.
A expectativa é que mais de 1 milhão e 200 mil alunos em todo o Paraná participem da avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O objetivo da Prova Paraná é que os resultados ajudem as unidades de ensino a saberem como os alunos estão aprendendo conteúdos considerados essenciais para a trajetória escolar, apontando quais são os conteúdos em que há maior dificuldade.
Neste ano, o programa Prova Paraná tem novidades para a primeira edição, como a aplicação da prova de Língua Inglesa. A partir da segunda edição, prevista para acontecer em maio, a Prova Paraná contemplará outras disciplinas. A inclusão também está garantida com provas adaptadas para alunos com necessidades especiais.
Ainda, a pasta vai orientar as escolas quanto aos estudantes com necessidades especiais que não as relacionadas à visão, como deficiência motora, Transtorno do Espectro Autista e surdez. Se necessário, esses alunos terão o tempo de prova flexibilizado, além do acompanhamento de um professor de apoio e até de guia-intérprete. São quatro modelos de prova, com mais questões conforme o ano e série. Enquanto as avaliações do 5º ano são compostas por 44 questões, por exemplo, as provas do Ensino Médio têm 65 questões.
Fonte:AEN
Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930