A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou ontem (19) o boletim semanal da dengue. Rolândia registra 1.576 casos confirmados. Além disso, o município tem 2.441 notificações da doença e 892 casos foram descartados.
Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando, desde o mês passado, a aplicação do inseticida Cielo em diversas localidades. É importante lembrar que o veneno mata o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em fase adulta. Os cuidados para não deixar água parada devem ser mantidos pela população. Segundo a Secretaria de Saúde, a aplicação do inseticida está sendo feita nos bairros com maior incidência de casos de dengue.
Na semana passada, foi realizada a remoção mecânica de possíveis criadouros do inseto na região do Residencial José Erdei e cinco agentes fizeram o bloqueio químico com o inseticida utilizando bombas intercostais. Nesta semana também foi realizada a remoção mecânica na região do Jardim Imperial e os agentes de endemias fizeram orientações à população.
Atendimentos
Quem tiver sintomas de dengue pode procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Oliveira, Santiago, Parigot, Tomie Nagatani, São Martinho e Bartira, das 7h às 18h.
Números no Paraná
Segundo o boletim semanal da Sesa, o Paraná tem 180.340 casos confirmados de dengue e o número de mortes subiu para 139. Uma nova morte foi confirmada na região Norte do Estado, em Astorga – a vítima era um idoso de 92 anos, sem doenças associadas.
De acordo com a Sesa, a análise de taxa de incidência da dengue no Paraná sinaliza para a tendência de queda nos índices da doença no estado. Mesmo assim, o Paraná ainda está em epidemia da doença.
Por Daiane Valentin
Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930