O Portal do Norte do Paraná
Política

Maioria dos parlamentares é ‘razoavelmente favorável’ à PEC das Drogas, sinaliza Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou haver uma maioria “razoavelmente favorável” à PEC das Drogas, proposta de emenda à Constituição que criminaliza qualquer quantidade de porte e posse de drogas no Brasil e vai na contramão do julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema.

“Mas isso a gente só vai ver quando e se a PEC estiver pronta para ir ao plenário e quando o plenário se posicionar”, declarou Lira a jornalistas, durante o 12º Fórum de Lisboa, em Portugal, nesta quarta-feira (26).

Logo após o STF descriminalizar o porte de maconha para usuários, Lira criou uma comissão especial para debater a PEC das Drogas. O ato de Lira foi assinado em 17 de junho, antes do resultado da Suprema Corte, mas a publicação só saiu em edição extra do Diário da Câmara desta terça-feira (25).

A avaliação nos bastidores é de que o momento da criação da comissão sinaliza uma reação do Congresso à descriminalização por parte do STF. Mas Lira negou haver uma correlação direta. Segundo ele, a tramitação da PEC é “absolutamente normal, independentemente do que ocorre no outro Poder”. “Ela [PEC] nem será apressada e nem retardada. Terá um trâmite normal, no aspecto legislativo, para que o Parlamento possa se debruçar sobre esse assunto”, completou.

O presidente da Câmara também evitou emitir uma opinião sobre o posicionamento do Supremo e disse não fazer essa análise pessoal sobre decisões judiciais. “Ou você recorre, ou legisla. Opinar não faz parte da minha obrigação, comentar decisões do STF.”

Com informações:R7

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

TSE restringe uso de Inteligência Artificial nas eleições de outubro

Cobra News (User)

Ministro diz que não há necessidade do horário de verão

Cobra News (User)

Tramitação do processo contra Francisconi foi suspensa

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais