O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Maior raio do mundo é registrado no sul do Brasil

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou na sexta-feira (26) o registro de dois recordes de raios: o mais extenso em distância percorrida, e o mais longo em segundos. As descobertas dos “megaflashes” foram publicadas pelas Cartas de Pesquisa Geofísica da American Geophysical Union.

O recorde de raio mais extenso é do Brasil: Ele percorreu 709 km em uma linha horizontal, cortando o Sul do Brasil, em 31 de outubro de 2018. É mais que o dobro do recorde anterior, registrado em Oklahoma (EUA), com 321 km.

O recorde de raio com duração mais longa é da Argentina: Ele durou 16,73 segundos a partir de um flash que começou no norte da Argentina, em 4 de março de 2019. Ele também é mais que o dobro do recorde anterior, de 7,74 segundos registrado em Provence-Alpes-Côte d’Azur, França em 30 de agosto de 2012.

“Isso fornecerá informações valiosas para o estabelecimento de limites à escala de raios para questões de engenharia, segurança e científicas”, disse o professor Randall Cerveny, relator-chefe de extremos climáticos da OMM.

Informações: Metro 1

Foto: Divulgação/OMM

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

13º do INSS: pagamento para quem recebe mais que 1 salário mínimo começa nesta quinta; veja datas

Cobra News (User)

Apreensão de cocaína pela Receita bate recorde em 2019

Deltan Dallagnol recorre de decisão do TSE que lhe tirou o mandato de deputado federal

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais